Divulgar evento não é uma tarefa fácil, mas é muito necessária. Atualmente, as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Portanto, nada mais certo do que divulgar seu evento através das mesmas, mas fique atento a alguns cuidados e orientações para que a sua divulgação seja um sucesso!
1. Defina em quais redes sociais seu público está presente
Antes de começar a divulgar seu evento nas redes sociais, é importante definir quais serão elas. É inadequado e fará você perder muito tempo se tentar “atirar para todos os lados” sem planejamento ou cuidado. Ao organizar seu evento, você já terá definido um público-alvo e é nele que você deve prestar atenção. Quais redes sociais ele usa? Quanto tempo passa em frente ao computador ou celular? Ele usa internet apenas para trabalho ou lazer? Com estas respostas em mãos, você poderá começar a criar a divulgação do seu evento.
O Facebook, em geral, é uma rede social obrigatória no plano de marketing da maioria dos eventos, pois é nele que se encontram boa parte das pessoas, não apenas para lazer como também a trabalho. Porém, fique atento ao relacionar seu público com as demais redes sociais. Por exemplo: É um evento corporativo? Use o Linkedin! É um evento mais descontraído ou informativo? Twitter é uma ótima opção. Ou se o seu evento for mais visual ou possuir uma temática mais dinâmica, não se esqueça do Instagram. Lembre-se de que você pode e deve divulgar seu evento em mais de uma rede social.
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2. Esteja presente e consistente no Facebook
Conforme dito no item anterior, o Facebook é a maior e mais usada rede social no Brasil e no mundo. Já ensinamos aqui no Blog Nuvent algumas dicas sobre como divulgar seu evento no Facebook. É importante que a sua marca tenha uma página nele e que esta esteja sempre atualizada e chamativa. Aproveite para criar seu evento também por lá! Nele você pode convidar as pessoas que possam se interessar sobre o assunto, divulgar através de perfis pessoais e grupos com o perfil do seu público.
Além disto, pesquise e utilize o Facebook Ads – a plataforma de anúncios pagos dentro do próprio Facebook. Através dele você poderá divulgar uma postagem-convite ou o próprio evento criado especificamente para o seu público-alvo, segmentando por idade, local, interesses e muito mais. A utilização é bastante intuitiva e você pode impulsionar um item a partir de R$1,00.
3. Quer chamar atenção pelo visual? Aposte no Instagram!
Por estarem diretamente conectados, você pode publicar suas postagens do Facebook direto no Instagram. O melhor desta rede social é justamente sua facilidade de uso e riqueza nas imagens. Procure criar fotos e conteúdo exclusivo para o Instagram. Assim, você pode divulgá-los através das hashtags e do perfil da sua marca. Outro recurso incrível é mostrar o que está rolando no seu evento ou nos bastidores através da timeline ou do Instagram Stories – recurso rápido dentro do próprio Instagram para postagens ou vídeos temporários. Esta rede social também permite que você siga e seja seguido, além de possibilitar comentários nas fotos e interação com o público.
4. Evento mais corporativo? Aposte no Linkedin!
Para eventos corporativos, como congressos, workshops ou seminários, o Linkedin é a rede social mais apropriada em sua divulgação, seja através do seu perfil pessoal ou de sua fanpage. Nele você pode divulgar seu evento em grupos com perfis semelhantes ao do evento ou diretamente para os usuários.
5. Divulgue seu evento enquanto ele acontece
Não limite sua divulgação apenas antes do evento acontecer. Durante o acontecimento, encarregue alguém de postar fotos e vídeos em tempo real, deixando as pessoas curiosas e interessadas nas próximas edições. Além disso, incentive os participantes a compartilhar fotos ou mensagens através de alguma hashtag especial! Se possível, disponibilize Wi-Fi no local do evento para facilitar ainda mais o processo e criar reciprocidade com os participantes.
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