Os eventos científicos são ótimas oportunidades para promover bons e ricos relacionamentos entre o público. No entanto, para que isso aconteça, o organizador precisa saber como estimular essa ação e dar abertura para os participantes conversarem e se conhecerem melhor.
Para que um evento seja um sucesso, ele precisa contar com boa organização, ter conteúdo de qualidade e oferecer uma ótima experiência ao público. Além disso, é preciso que os participantes se sintam engajados.
Considerando que conversas superficiais e trocas de cartões não garantem um bom networking, como promover essa ação no seu evento? É o que veremos no artigo de hoje. Continue a leitura para descobrir!
Use as redes sociais para eventos científicos
As redes sociais são sempre ótimas aliadas em diversas etapas de um evento — e para estimular o networking não é diferente.
Por isso, divulgue a sua ação nas redes sociais de diversas maneiras. Por exemplo, você pode criar um evento no Facebook e promover discussões ricas entre os participantes.
Estimular a interação antes mesmo de o evento acontecer é uma boa estratégia para fazer com que os convidados se conheçam e criem certa afinidade com pessoas que consideram interessantes.
Para isso, tenha um bom calendário editorial e invista muito em conteúdos interativos, tais como:
- perguntas;
- enquetes;
- quizzes;
- vídeos.
Pense no layout do espaço
Imagine que você organizou um evento científico em um auditório que tem um palco grande e cadeiras enfileiradas. Certamente, se a ação não contar com momentos interativos, os participantes conversarão somente com as pessoas que sentarem nas proximidades.
Saiba que é preciso ter um bom planejamento logístico. Os participantes precisam se sentir à vontade para circular no ambiente de maneira livre. Assim, têm a oportunidade de interagir com pessoas que interessam a eles.
Mesmo que você invista em um evento em um auditório, organize outras atividades (como coffee break e momentos de interação) para que os participantes possam transitar por outros ambientes de forma livre.
Assim, eles podem encontrar as pessoas que conheceram previamente na internet (nos grupos de discussões sobre o seu evento!) e conversar pessoalmente sobre assuntos do seu interesse.
Inclua momentos de interação
Adicionar atividades interativas nos seus eventos científicos é uma ótima alternativa para garantir um bom networking.
Afinal, convenhamos: não é legal ficar mais de quatro horas sentado em uma cadeira apenas ouvindo o que o palestrante tem a dizer. Isso torna o seu evento maçante e prejudica a qualidade da aprendizagem.
Então, ter um bom planejamento cronológico é fundamental para garantir a satisfação do público. Algumas alternativas de atividades interativas são:
- jogos;
- brincadeiras;
- shows;
- peças teatrais;
- oficinas;
- happy hours;
- cabines de fotos.
Utilize a tecnologia a seu favor nos eventos científicos
Se você quer proporcionar aos participantes uma experiência única e inovadora, investir na tecnologia é uma ótima estratégia. E a notícia boa é que existem diversas maneiras de fazer isso.
Por exemplo, criar um aplicativo para o seu evento faz com que os participantes se mantenham bem informados sobre os principais acontecimentos. Além disso, é uma boa oportunidade para que eles possam conversar entre si antes, durante e depois da ação.
Você também pode utilizar uma plataforma de eventos que permita fazer enquetes e enviar pesquisas para conhecer melhor o perfil do seu público. Assim, consegue mapear os seus participantes e pensar nas melhores estratégias de interação no evento.
Inclua um momento de apresentação no cerimonial
Se o seu evento for de pequeno porte, você pode incluir um momento de apresentação no cerimonial. Dessa maneira, é possível estimular a participação do público e fazer com que os presentes se conheçam melhor.
Mas é claro, se o seu evento contar com mil participantes, provavelmente essa ação se torna inviável. Caso contrário, os participantes ficariam se apresentando por metade do período, o que não é legal!
Estimular o networking em eventos científicos é uma ótima estratégia para promover a satisfação do público. Mas para isso, é preciso ter uma boa organização, com estratégias voltadas a promover a interação dos convidados.
Neste post, você conferiu algumas ideias para implementar nos seus eventos científicos. Gostou delas? Então, aproveite para acompanhar os nossos próximos conteúdos diretamente nas suas redes sociais! Estamos presentes em várias delas: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.