A submissão de trabalhos científicos deve ser pensada de forma estratégica. Afinal, essa atividade agrega valor ao seu evento, fazendo com que ele se torne uma referência no meio científico.
Portanto, se você quer receber artigos, resumos e outros materiais que possam passar por uma rica avaliação, saiba que é essencial estimular o envio deles.
Vamos conferir como ter sucesso nas suas estratégias e captar o interesse dos autores em submeter trabalhos ao seu evento.
1. Procure pessoas renomadas para avaliar os trabalhos
Uma boa estratégia para fazer com que os participantes se interessem em submeter trabalhos científicos é ter uma banca renomada para avaliá-los.
Então, encontre profissionais capacitados e experientes para avaliar os materiais que serão enviados para o seu evento.
De nada adianta receber diversos trabalhos se eles não forem lidos por pessoas que são qualificadas e usam bons critérios de avaliação, certo?
2. Crie um cronograma de submissão de trabalhos científicos
Planejar um evento científico em detalhes é um dos principais segredos para que tudo saia conforme o esperado. Assim, criar um cronograma completo e detalhado, incluindo a submissão de trabalhos, é essencial.
Vale ressaltar que os autores precisam ter tempo para produzir e/ou organizar o material para ser submetido. Por isso, quanto antes você divulgar o seu evento, melhor!
3. Use a base de contatos de edições anteriores
Se o seu evento conta com edições anteriores, nada melhor do que investir em uma boa estratégia de sequência de e-mails para estimular o interesse em participar da edição atual.
Manter contato com os participantes de eventos anteriores é uma ótima estratégia para aumentar as submissões de trabalhos científicos. É preciso valorizar esses contatos, porque eles já fazem parte de um banco de dados consolidado.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais são perfeitas para divulgar o seu evento. Além disso, elas são ótimas aliadas, tanto para captar novos participantes quanto para estimulá-los a inscrever os seus trabalhos.
Veja alguns canais de divulgação:
- comunidades no Google+;
- calendário do CNPq;
- grupos do Facebook;
- lives no Instagram
- comunidades no LinkedIn.
Ah! Lembre-se de ter uma comunicação criativa e usar a linguagem do seu público-alvo. Assim, você envolve mais facilmente os participantes, encantando-os e mostrando valor em enviar trabalhos para o seu evento.
5. Facilite o processo de submissão de trabalhos científicos
Nada pior do que querer participar de um congresso, por exemplo, e notar que a submissão de trabalhos é um processo extremamente burocrático, não é mesmo? Isso faz com que o participante perca o interesse e resolva submeter o seu material em outra oportunidade — inclusive no evento da concorrência.
É fundamental ter um processo claro e objetivo de submissão, com regras específicas e sem tanta burocracia. Nesse cenário, o mais interessante é contar com uma plataforma de eventos que permita que os autores façam a sua inscrição e submetam o seu trabalho sem rodeios.
Você conhece a plataforma Nuvent? Ela conta com um módulo exclusivo para o envio de trabalhos científicos, que é 100% on-line. É rápido, fácil, sem burocracia e muito eficiente!
Dessa maneira, você garante mais transparência no sistema de submissão e evita problemas de submissões manuais — como é o caso de o autor enviar o documento via Word por e-mail e ele ficar totalmente desconfigurado ou cair na caixa de spam.
6. Publique os trabalhos científicos nos anais do evento
Para repassar mais autoridade e credibilidade para a sua marca, publique os trabalhos em anais do evento. Eles tornam a ação ainda mais atrativa para o seu público.
Afinal, com os anais, o conteúdo gerado para o seu evento se torna acessível para toda a comunidade científica. Dessa forma, gera um impacto muito maior.
Estimular o envio de trabalhos científicos é importante para gerar mais autoridade para a sua marca e para promover mais credibilidade para o seu evento. Mas para isso, é fundamental contar com a ajuda de uma plataforma de eventos, como o Nuvent, que otimiza as inscrições, o envio de trabalhos, o credenciamento, a emissão de certificados e muito mais!
Agora que você já conhece as principais dicas para estimular o envio de trabalhos científicos para o seu evento, que tal conhecer a melhor plataforma de eventos do Brasil?