Planejar um bom evento exige muito mais dedicação do que pode parecer em um primeiro momento. Isso porque não basta apenas se atentar ao local e à infraestrutura; também é necessário ter muito cuidado com a programação de evento.
Aliás, a programação de evento é um fator determinante para o sucesso. Conteúdo relevante, profissionais confiáveis e ações alinhadas ao perfil do público compõem esse ponto-chave e, portanto, devem ser planejados estrategicamente e alinhados antecipadamente. Assim, será mais fácil garantir retorno sobre o investimento, além de surpreender os participantes e exceder suas expectativas.
Se você tem dúvidas ou está em busca de insights para montar uma programação diferenciada e bem-sucedida, continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre o assunto!
1. Crie uma grade de programação de evento
Durante o planejamento do evento, é necessário definir uma grade da programação. Os grandes eventos, geralmente, oferecem diferentes atividades ao mesmo tempo.
Para se organizar, comece definindo os tipos de atividades que deverão compor o evento, como palestras, workshops, bate-papos etc. Depois, pense em quanto tempo cada ação deverá levar.
Dessa maneira, você evitará conflitos de horários e ficará mais fácil visualizar a infraestrutura e os profissionais que serão necessários para operacionalizar seu evento e torná-lo um sucesso.
2. Escolha temas atuais e relevantes
Para tornar sua programação atrativa, escolha temas que são atuais ou podem fazer um “gancho” com situações da atualidade que desafiam, interessam ou instigam seu público.
Estude o seu público-alvo e entenda o que ele busca, quais são suas dúvidas recorrentes, o que está em alta no seu ramo de atuação, quais são as lacunas formativas de determinado nicho etc.
A internet pode ajudar nesse processo. Ferramentas como o Google Trends, que apresentam os tópicos mais procurados sobre determinado assunto, são úteis para inspirar e orientar esse trabalho.
3. Convide palestrantes que transmitam credibilidade e atraiam seu público
Trazer nomes de peso para o seu evento, além de atrair mais participantes, também garante correção, confiança e credibilidade para o conteúdo programático.
Por isso, na hora de escolher os palestrantes, atente-se aos seus currículos. Conferir registros em vídeo de outras apresentações feitas por eles também pode ajudar nessa seleção.
4. Faça intervalos
Intervalos durante a programação, além de permitirem que os participantes ganhem fôlego e descansem para a segunda etapa de informações, garantem um momento de networking.
Lembre-se de que, para muitos profissionais, essa é uma oportunidade tão esperada quanto a atualização por meio da programação oficial, já que ajuda a ampliar a rede de contatos e fomentar parceiras, entre outras vantagens.
Portanto, faça um coffee-break ou outra atividade que torne possível promover a interação entre os envolvidos e incentivar a troca de ideias entre pares.
5. Além de conteúdo, insira experiências na programação de evento
Vivemos no que os economistas denominaram Economia da Experiência. É um momento no qual as pessoas têm como foco a busca de vivências enriquecedoras. E isso inclui também o segmento de eventos.
Assim, além de organizar os blocos de conteúdo em si, avalie como tornar a experiência do participante um destaque de sua programação. Há inúmeras alternativas para isso.
É possível, por exemplo, realizar a palestra de fechamento na cobertura do prédio, tendo o pôr do sol como pano de fundo para momentos relaxantes e registros fotográficos incríveis que farão seu evento ser sucesso também nas redes sociais dos participantes.
Realizar uma intervenção artística surpresa entre as palestras é outra alternativa que pode enriquecer a experiência do seu público.
E então, pronto para aplicar essas dicas e acertar na programação de evento? Para receber mais ideias para organizar ações de sucesso, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!