A segurança para eventos, sejam eles de pequeno ou grande porte, é um ponto que deve ser pensado com atenção, para que não ocorram problemas durante a realização que impactem negativamente na satisfação, no bem-estar ou na integridade dos participantes.
Uma segurança eficiente engloba cuidados patrimoniais e pessoais. Assim, os riscos de incidentes são praticamente nulos e garante-se a preservação da saúde dos convidados, evitam-se indenizações, multas e prejuízos.
Além dos cuidados internos que a equipe organizadora deve ter, é recomendado que a segurança para eventos seja realizada por uma empresa terceirizada, com credibilidade no mercado e experiência na área. Neste artigo, saiba mais sobre esse tópico extremamente importante!
Defina o número de participantes e garanta a segurança para eventos
Antes de escolher o local ideal para o seu evento, é necessário definir quantas pessoas vão participar dele. Dessa forma, você encontrará um lugar que acomode todos os convidados.
Lembre-se: um espaço com superlotação traz grandes riscos para a segurança dos participantes e da sua equipe. Respeitar a capacidade máxima do espaço é, portanto, um cuidado mais do que necessário.
A partir do número de pessoas envolvidas, é possível entender melhor a equipe que deve ser contratada, o que envolve profissionais de segurança, saúde etc.
Além da adequação do público para o tamanho do local, é importante que o espaço não apresente riscos para seus participantes como fios desencapados e pisos soltos, entre outros.
Faça uma vistoria no local
Não basta que o local seja apenas bonito: é importante que siga as normas de segurança. Verifique a presença de extintores, saídas de emergência e documentações válidas, entre outros pontos.
O recomendado é sempre conhecer o espaço pessoalmente, fazendo um checklist in loco de tudo o que precisa estar em conformidade para que o seu evento seja seguro e bem-sucedido. E, a partir disso, elaborar um plano de contingência e abandono para ocorrências que coloquem seus participantes e sua equipe em riscos.
Quanto a esse ponto, o ideal é fazer a contratação de uma brigada de incêndio. Ela estará equipada e preparada para realizar resgates, efetuar evacuações e combater focos de fogo.
Providencie os alvarás necessários
Eventos necessitam de autorização das prefeituras para acontecerem. Para isso, basta entrar em contato com a sede administrativa do seu município.
Geralmente, a documentação solicitada envolve contrato de locação, medidas de limpeza, certificado da empresa de segurança para eventos contratada, termo de responsabilidade e cópias das comunicações à polícia e ao corpo de bombeiros, entre outros.
Dependendo do tipo do evento, alvarás mais específicos podem ser exigidos. Por exemplo, para ações que envolvam a manipulação e o consumo de alimentos, será preciso ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Essa é uma etapa da organização de eventos que demanda atenção e antecedência para que todas as liberações e documentações exigidas sejam providenciadas em tempo hábil.
Contrate profissionais dedicados à segurança
Em hipótese alguma deixe de contratar uma equipe dedicada exclusivamente à segurança.
Entre as responsabilidades desses profissionais, destacam-se: controlar entrada e saída do local; vetar armas ou objetos de risco e a passagem de pessoas que não se inscreveram; manter a integridade física dos participantes; tomar providências em caso de brigas ou tumultos; e auxiliar na evacuação em casos de emergências.
Vale destacar que o tamanho da equipe de segurança deve ser compatível com as proporções de seu evento e, portanto, com o número de pessoas circulando no espaço.
Utilize tecnologia a favor da segurança para eventos
Equipamentos para comunicação em tempo real, câmeras com monitoramento de vídeo, dispositivos biométricos para identificação e detectores de metais são bons exemplos de como a tecnologia pode ser útil na segurança para eventos.
Contrate um seguro
Atualmente, existe a possibilidade da contratação de seguros para diversas ocasiões. Isso garante indenizações em casos como acidentes que provoquem complicações graves ou mortes, com cobertura de despesas hospitalares, funerárias etc.
Realize o credenciamento online
Todos os participantes do evento — sejam eles organizadores, fornecedores ou convidados — devem estar identificados com suas devidas credenciais.
Para facilitar o acesso e agilizar a entrada, principalmente dos convidados, o recomendável é contar com uma plataforma automatizada para eventos.
Com o Nuvent, por exemplo, você pode levar as etapas de inscrição e credenciamento para o ambiente digital. Dessa maneira, adiciona camadas extras de segurança para esses processos, protegendo seus participantes e, também, seu evento.
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