A sustentabilidade não é uma das pautas do momento por ser moda: é necessidade. Esse conceito ajuda a proteger o meio ambiente, a tornar a vida das pessoas melhor e, também, a reduzir custos.
Além disso, diferencia um evento comprometido e, com isso, eleva o valor da marca. É nesse cenário que os eventos sustentáveis se destacam.
Para saber como tornar seus eventos sustentáveis e adotar boas práticas — para as pessoas e para a economia —, confira as dicas a seguir!
Como organizar eventos sustentáveis?
Há diversas atitudes que você pode tomar para tornar seus eventos sustentáveis. Para ações mais estruturadas, é possível, inclusive, buscar a certificação ABNT NBR ISO 20121:2012, que traz os requisitos para um Sistema de Gestão para Sustentabilidade de Eventos (SGSE).
Essa norma apresenta as melhores práticas para a gestão de eventos sustentáveis e para o controle de seu impacto social, econômico e ambiental, de modo abrangente. No entanto, para começar a tornar as ações mais sustentáveis, é possível:
Engajar seu time na construção de eventos mais sustentáveis
Para que as ações realmente sejam aplicadas e causem o impacto esperado, é fundamental contar com o apoio de sua equipe. Sensibilize-a sobre a importância de se instaurar práticas mais sustentáveis, ouça suas ideias e envolva-a nas atividades propostas.
Fazer uma escolha mais consciente de seus fornecedores e parceiros
Na hora de selecionar os fornecedores e parceiros de seu evento, leve em consideração fatores além de preço e prazo. Avalie também suas certificações ambientais e seu comprometimento com a sustentabilidade e com ações para a redução da pegada ecológica de suas atividades.
Promover a gestão de resíduos de seu evento
Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que os grandes produtores de resíduos — inclusive diversos tipos de eventos — mandem aos aterros sanitários apenas o que é realmente considerado rejeito.
É preciso ter em mente que, por mais que você escolha com cuidado os insumos de sua ação, ela produzirá resíduos. Nesse sentido, os eventos sustentáveis devem diminuir ao máximo esse volume e ter um planejamento do que fazer com ele.
Há diversas medidas possíveis. Por exemplo, os impressos podem ser entregues a uma cooperativa local que faça reciclagem de papel. Disponibilizar um sistema de coleta seletiva dos resíduos aos participantes do evento também é importante.
Evitar o desperdício de alimentos e itens descartáveis
É fundamental projetar seu evento a partir de um número de participantes o mais exato possível, a fim de encomendar com maior precisão a quantidade de alimentos para o coffee-break e os materiais descartáveis, entre outros insumos.
Além disso, uma boa prática para organizar eventos sustentáveis é trocar os itens descartáveis (como talheres e copos plásticos) pelos reutilizáveis (como talheres de metal e copos de vidro). Outra ideia é incentivar os participantes a levarem itens como copos e garrafas próprios.
Há, também, uma solução que se populariza bastante em eventos ao redor do mundo: a dos copos retornáveis. Nesse sistema, o participante paga por um copo do evento (deixando um valor que serve de caução) e pode optar em ficar com ele para utilizar em uma nova edição e em sua rotina ou em devolvê-lo após o uso e recuperar o dinheiro. Pode-se, ainda, oferecê-lo como brinde, com a marca de seu evento!
Avaliar qual é o tipo de iluminação mais custo-eficiente
Para promover eventos sustentáveis, faça uso de sistemas de iluminação e lâmpadas econômicas, como as de LED. De forma geral, as luzes frias também tendem a ser mais sustentáveis do que as quentes.
Fazer a neutralização de carbono do evento
Em linhas gerais, essa medida consiste em compensar a emissão de CO₂ na atmosfera que foi gerada a partir das atividades do seu evento.
Para tanto, deve-se calcular o total de emissão de carbono do evento e o equivalente de árvores a serem plantadas para neutralizar tal quantidade.
Outra possibilidade é fazer a aquisição de créditos de carbono, por meio de empresas especializadas que forneçam certificados.
Adotar tecnologias para ajudar na redução de materiais impressos
Quando se mostrar viável, prefira substituir os materiais impressos pelos eletrônicos. Com a força que o marketing digital tem hoje, utilizar canais online para divulgar seu evento será sustentável e eficiente.
A inscrição e o credenciamento também podem ser feitos digitalmente, por meio de plataformas de eventos, tornando suas ações sustentáveis e esses processos ágeis e seguros.
E então, gostou dessas dicas para tornar seus eventos sustentáveis? Para continuar se atualizando sobre esse e outros temas, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.