O certificado de participação tem um papel muito importante nos mundos científico e empresarial. Afinal, ele é um comprovante de que a pessoa esteve presente em determinado evento e, consequentemente, pode complementar o currículo dela. Por isso, questionamos: você sabe como montar certificado?
Os certificados são a prova de que um determinado conhecimento foi adquirido em determinada ocasião. Além disso, se você investir em modelos que contam com QR Code para checagem da autenticidade, evita alterações e fraudes no arquivo, promovendo mais segurança para o seu evento científico. Consequentemente, confere mais credibilidade às suas ações.
Se você não entende muito bem sobre esse assunto ou não sabe por onde começar, não se preocupe! Leia o nosso artigo completo e aprenda já a montar certificado de participação para eventos científicos.
Determine o formato para montar certificado
Existem três maneiras de emitir o certificado dos participantes do seu evento científico:
- online;
- impressa;
- ambas.
Atualmente, muitas pessoas optam por investir no modelo virtual. Dessa maneira, evitam gastos desnecessários com papelaria e contribuem com a sustentabilidade do planeta.
Por isso, os certificados digitais são cada vez mais comuns nos eventos. Assim, quando um participante completar a carga horária mínima exigida, o documento é enviado de forma automática.
Confira as informações que não podem faltar no certificado
Existem algumas informações que não podem faltar em um certificado de participação em eventos científicos. Já imaginou emitir um documento que não atesta a carga horária, por exemplo? Então, confira o nosso checklist:
- local;
- data;
- nome completo do participante;
- logo da instituição de ensino ou da empresa organizadora;
- logo dos patrocinadores e apoiadores, quando houver;
- tipo de atividade;
- carga horária;
- identificação das pessoas responsáveis pela emissão (nome e cargo);
- código de validação.
Escolha o melhor template para o seu certificado
Você encontra diversos modelos prontos na internet para montar certificado manualmente. No entanto, vários softwares e plataformas de gerenciamento de eventos já disponibilizam esse recurso de forma automática.
Assim, basta escolher um modelo pronto e personalizá-lo de acordo com a identidade visual do seu evento científico e das informações essenciais.
Existem certificados com templates simples e complexos — nesses últimos, você personaliza o plano de fundo, escolhe as cores, insere imagens etc.
Revise todas as informações ao montar certificado
Antes de disponibilizar o certificado, verifique se todas as informações estão corretas. Uma boa revisão de gramática e ortografia é fundamental para evitar erros. Você não quer que seu evento perca a credibilidade por ter problemas dessa natureza, não é mesmo?
Além disso, é importante que os participantes confiram o seu nome completo na plataforma, de modo que avaliem se está tudo certo. Isso porque, muito provavelmente, o certificado será emitido de forma automática.
Assim, se por algum motivo o participante escreveu o seu nome errado no ato da inscrição, o erro será reproduzido no certificado.
Invista em uma plataforma de eventos para montar certificado
Como citamos anteriormente, investir em uma plataforma é uma maneira inteligente de conduzir a organização do seu evento. Um bom exemplo é o Nuvent, que, além de oferecer os recursos para isso — gerenciamento de inscrições, envio de trabalhos científicos e credenciamento de participantes —, ainda conta com um recurso exclusivo para montar certificados com código de verificação e QR Code.
Além de você poder escolher dentre diversos modelos ou criar a arte do jeito que quiser, a emissão e o envio são realizados de uma maneira rápida, simples e eficaz: automática e por e-mail.
A autenticidade do cerfificado pode ser checada online através do código de verificação ou do escaneamento do QR Code com o celular. Além disso, os certificados podem ser emitidos somente para as pessoas que realmente cumpriram a presença mínima estipulada. Interessante, não é mesmo?
Montar certificado de participação agrega valor ao seu evento e garante o sucesso total da sua ação. Por isso, saber como realizar esse processo é fundamental para não se esquecer de nenhum detalhe importante. Esperamos que você tenha entendido tudo sobre essa temática com o nosso artigo!
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para saber mais sobre o Nuvent, a melhor plataforma de eventos do Brasil!