O mercado de palestras está em crescimento. Afinal, muitas pessoas decidem investir nessa carreira para conquistar o sucesso profissional. Nesse sentido, uma dúvida muito comum entre palestrantes e coaches é quanto cobrar por uma palestra.
Por um lado, se o valor for alto demais, o organizador do evento pode achar um exagero e nunca mais entrar em contato. Por outro, se o valor for baixo demais, você pode não ser reconhecido no mercado.
Por isso, se você não sabe quanto cobrar por uma palestra, venha conosco que vamos dar algumas dicas interessantes para ajudar na precificação!
Faça um levantamento dos custos
Primeiramente, você precisa fazer um levantamento de todos os custos fixos e variáveis que terá com a palestra.
Como você trabalha no setor de serviços, sabemos que é um pouco mais difícil lidar com esses cálculos. No entanto, não deixe de fazer um bom planejamento, inserindo os valores gastos com:
- transporte e locomoção;
- alimentação e bebidas;
- tempo gasto preparando a palestra;
- material de apoio a ser entregue aos participantes;
- serviços de divulgação e marketing;
- água, luz, telefone, internet e aluguel (coworking, sala comercial ou outros).
Além de listar todos os gastos, você precisa inserir a sua margem de lucro. Afinal, o valor recebido por uma palestra não pode apenas cobrir as suas despesas, certo?
Uma dica interessante é sempre apresentar ao cliente um valor um pouco acima do que você pretende cobrar. Dessa maneira, terá uma margem de negociação maior, caso ele peça algum desconto.
Conduza uma pesquisa de mercado
Fazer pesquisas de mercado é sempre importante para conhecer o que a sua concorrência oferece para os clientes. Quando você sabe, cria um planejamento estratégico muito mais robusto, pois é baseado em dados reais da sua área de atuação.
Isso não significa que você precisa cobrar o mesmo valor do seu concorrente. No entanto, a pesquisa é importante para avaliar todo o processo e conferir como é a experiência que ele oferece aos clientes. Aqui, é importante analisar:
- qual é o preço praticado;
- como é o atendimento ao cliente;
- quais são as estratégias de marketing utilizadas;
- quais são as mídias nas quais ele investe;
- como ele se relaciona com o público;
- como conduz o setor comercial;
- quais são os seus pontos fortes e fracos;
- quais são os seus diferenciais.
Entenda qual é o perfil do público-alvo e defina um número de participantes
Conhecer o perfil do público-alvo é fundamental para criar um conteúdo que tenha valor e faça a diferença na vida dele. Também é uma estratégia importante para decidir quanto cobrar por uma palestra.
Quando você estuda qual é a região, a faixa etária, a escolaridade, a profissão, a renda, os gostos, os sonhos, os desejos e as dificuldades, entende melhor quem está disposto a assistir à sua palestra.
Além disso, faça um cálculo de acordo com o número de participantes para definir o quanto eles devem investir. Por exemplo, se você cobrar R$ 1.000,00 por uma palestra que terá 16 pessoas, cada uma investirá R$ 62,50.
Considere a sua experiência na área para definir quanto cobrar por uma palestra
A sua experiência também é fundamental. Por exemplo, imagine que você se formou neste ano, nunca trabalhou na área e fará sua primeira palestra na cidade onde mora. Certamente, será difícil cobrar um valor muito alto, concorda?
Por isso, é importante fazer uma avaliação da sua experiência, comparar com a concorrência e investir muito nos seus diferenciais. Cobrar pouco desvaloriza o seu trabalho. No entanto, querer superfaturar logo na primeira palestra pode não ser a melhor alternativa.
Saiba que é uma caminhada longa e, inicialmente, você ganhará menos. Depois, conforme o seu nome for se tornando conhecido e você for conquistando a confiança e a credibilidade do público, poderá ganhar muito dinheiro!
Saber quanto cobrar por uma palestra é uma dúvida muito comum entre palestrantes e coaches. Por isso, é importante seguir as nossas dicas e trabalhar muito na divulgação do seu trabalho. Somente assim você se tornará, gradualmente, mais reconhecido e disputado no mercado.
Agora que você aprendeu quanto cobrar por uma palestra, que tal acompanhar as nossas redes sociais para conferir outras dicas para a sua carreira? Acesse já: Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.